Na manhã deste sábado (15/06), no Cesuca – Faculdade Inedi, acontece a 5ª Conferência da Cidade em Cachoeirinha, promovida pelas Secretarias de Governo e de Habitação. Seu principal objetivo é ampliar a participação da sociedade civil na construção das políticas públicas municipais.

Na oportunidade, será apresentada a chamada Gestão Participativa, que irá substituir o Orçamento Participativo, considerado por 12 anos o principal elo entre o poder público e a população, através de projetos e programas elaborados em conjunto com base nas necessidades das comunidades. Na ocasião e após modificações, os moradores poderão analisar a cidade como um todo, como também apresentar propostas e escolher dentre as ações e programas da Prefeitura aqueles que melhor atendem seus interesses.

Além da apresentação da Gestão Participativa, a 5ª Conferência traz também outros dois tópicos importantes. Um deles é a instituição do Conselho da Cidade, que será um fórum com representantes dos diversos segmentos sociais, que discutirão, junto ao Gabinete do Prefeito, as políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida da população. Também serão eleitos nesta etapa municipal os delegados que participarão da Conferência Estadual.

Qualquer cidadão pode participar do evento, mas para ser delegado (com direito a voto nos assuntos que serão discutidos, é necessário ter participado de uma das pré-conferências.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail:  conferenciadacidade@cachoeirinha.rs.gov.br

Fonte: Secom/Cachoeirinha

Créditos destaque: Ana Maciel