Janeiro é o último mês para as organizações se inscreverem no Prêmio Qualidade RS 2014, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). O prazo para inscrição na 19ª edição do Prêmio termina no dia 14 de fevereiro. O cadastro pode ser efetuado online, pelo site www.portalqualidade.com/pgqp. Pela primeira vez, o Relatório de Gestão será entregue em versão digital (em PDF), gerando redução de custo e tempo para as candidatas, sendo que o prazo para entrega é dia 10 de março.

Além do Relatório de Gestão online, a 19º edição traz outras novidades. Uma delas é a possibilidade de as empresas que participaram do Prêmio em 2012 ou em 2013 utilizarem o último Relatório de Gestão, anexando as melhorias implantadas depois da elaboração do material e o Critério 8, que trata sobre os resultados da companhia. Outra inovação é que as organizações premiadas há mais de cinco anos poderão optar por se inscrever na mesma modalidade ou em anteriores. Além disso, as organizações que foram premiadas com o Troféu Ouro em 2011, 2012 ou 2013 podem optar em se candidatar a placa de Melhoria Contínua, como reconhecimento de que buscam avançar na maturidade da gestão. A distinção será entregue às empresas que apresentarem evidências consistentes que demonstrem aprendizados incorporados em todos os critérios de processos gerenciais e com melhoria em competitividade em quase todos os resultados estratégicos. As mudanças estão detalhadas no Guia de Candidatura, disponível no site www.portalqualidade.com.br/pgqp.

A solenidade de premiação acontecerá no dia 8 de agosto, em programação paralela ao 15º Congresso Internacional da Gestão, que será realizado nos dias 7 e 8 de agosto de 2014 na Fiergs em Porto Alegre/RS. Os dois eventos, juntos, são o maior encontro da área no mundo. Mais informações pelo telefone (51) 3216-8800.

O Prêmio Qualidade RS foi criado em 1996 para incentivar e valorizar as organizações gaúchas que mais se destacam na busca pelo aprimoramento do seu sistema de gestão. Desde então, o PGQP recebeu mais de 2,1 mil candidatas e entregou mais de 1,3 mil reconhecimentos para cerca de 700 organizações diferentes. O reconhecimento é alcançado nas seguintes categorias: Medalha de Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

Reconhecimento e competitividade

Ao participar do Prêmio Qualidade RS, as organizações recebem a avaliação de seu sistema de gestão, por meio de uma avaliação externa, imparcial, que utiliza critérios reconhecidos internacionalmente. O modelo desenvolvido pelo PGQP proporciona uma avaliação sistêmica, gerando uma realimentação formal. Ao final do processo, ao receber o Relatório de Avaliação, as lideranças das organizações participantes recebem os pontos fortes e oportunidades de melhoria, a partir do qual pode ser estruturado um consistente plano de aperfeiçoamento das práticas gerenciais. O Prêmio também viabiliza, às vencedoras, um reconhecimento estadual e visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão, alinhado aos princípios da qualidade e da competitividade, incentivo à força de trabalho e maior autoestima dos colaboradores, além do reconhecimento da comunidade e dos parceiros de mercado com informações sobre práticas bem-sucedidas de gestão.

Critérios

O Prêmio Qualidade RS abrange a avaliação da gestão das organizações em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Para concorrer ao Prêmio, as organizações interessadas devem ter adesão ao PGQP, elaborar o relatório da gestão, receber a visita de uma equipe de examinadores e o julgamento da banca de juízes. É recomendado ter participado das três etapas do Sistema de Avaliação da Gestão: treinamento, autoavaliação e avaliação externa.

Caminho para a inovação

Em 2011 o PGQP deu início a uma nova oportunidade de premiação para empresas que tem por objetivo avaliar seu potencial de inovação, o Prêmio Inovação PGQP, que está em sua 4ª edição. As organizações candidatas neste processo, de acordo o seu desempenho, terão três possibilidades de reconhecimento: Troféu Prêmio Inovação PGQP, Troféu Prêmio Rumo à Inovação PGQP e Placa Destaque Dimensão. A premiação acontecerá durante a cerimônia do PQRS 2014.

O PGQP disponibiliza, gratuitamente, a autoavaliação online para verificação do estágio da gestão da inovação e resultados da organização, basta acessar www.portalqualidade.compgqp.

Fonte: Enfato Multicomunicação

Créditos destaque: Sxc.hu