A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância em Saúde (Viemsa), reinicia na próxima segunda-feira (1º) a campanha de vacinação com a 2ª dose contra o HPV. Ela será aplicada nas escolas e nas Unidades de Saúde, como aconteceu na 1ª dose da vacinação.

"Superamos a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, vacinando 5.831 meninas, totalizando 91,84% de cobertura para faixa etária preconizada", explica o Secretário Municipal da Saúde, Laone Pinedo.
A meta referida é vacinar 80% do público alvo, meninas entre 11 e 13 anos de idade. Em Gravataí, a porcentagem representa 5.080 meninas.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, sendo a relação sexual a principal forma de transmissão do vírus. Pode também ser passado no momento do parto, de mãe para filho.

A coordenadora da Viemsa, Patrícia Silva Rosa enfatiza: “Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose".

Fonte: gravatai.atende.net
Créditos: DCS/PMG