Com o objetivo de mobilizar a população pela segurança no trânsito e a importância do uso da bicicleta como meio de transporte, o primeiro 'Pedalaí, Gravataí' reuniu mais de uma centena de ciclistas no domingo (18). Com saída do Parcão, o passeio ciclístico, que integra as atividades do Maio Amarelo, percorreu algumas das principais ruas da cidade. Ao término, materiais educativos foram distribuídos pelas organizadoras do evento, as secretarias municipais de Esporte e Lazer (Smel) e de Mobilidade Urbana (Semurb).
 
Partindo do Parcão, o grupo passou por algumas das principais vias da cidade, passando por avenidas como José Loureiro da Silva, Jorge Amado, Otávio Schemes e Dorival de Oliveira. Na inscrição do evento, os participantes realizaram a doação de 1 kg de alimento, que será repassado ao Banco de Alimentos.
 
Para o secretário de Esporte e Lazer (Smel), Luciano Oliveira, o evento teve um resultado muito positivo. "Superamos as expectativas. Reunimos ciclistas de todas as idades no passeio, isso é o importante. Agradecemos muito aos participantes e as secretarias envolvidas. Nos próximos eventos vamos mobilizar um número ainda maior de pessoas, além de levar o evento para os bairros do município", disse Luciano, ao término do passeio.
 
Outras duas datas já estão previstas, conforme a programação, o 'Pedalaí, Gravataí' volta a ocorrer em setembro e novembro deste ano.
 
Um dos parceiros na realização do evento, o Instituto Zero Acidente, representante do Maio Amarelo no Estado, esteve presente no Parcão. Conforme o presidente do instituto, Carlos Tatsch, eventos como este são de fundamental importância para a conscientização da população. "O Pedalaí teve uma boa participação de um público muito disposto a defender a causa. Temos uma grande preocupação com o aumento de acidentes, por isso a importância do passeio, educativo e participativo", declarou o presidente.
 
A Semurb foi representada pelo assessor jurídico Régis Fonseca, a assessora técnica Ana Paula Lima e pela equipe da secretaria, além de fiscais de trânsito. Os vereadores Alan Vieira, Clebes Mendes e Fred Pinho também participaram do evento.

 

Fonte: Prefeitura Municipal

Crédito destaque: Nataniel Corrêa-DCS