O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar, nesta quinta-feira (25/08), a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas.

Hoje, o INSS deposita o benefício daqueles que recebem até um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. O pagamento segue até o dia 08/09, conforme programação.

Na maioria dos casos, o segurado recebe 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%, pois, por ser um benefício temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.

Por lei, não tem direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

Fonte: G1

Créditos Destaque: Veja