NOTÍCIAS

Nesta sexta-feira é celebrado o Dia do Advogado

A data remete à instituição das duas primeiras faculdades de Direito do Brasil

Em 11 de agosto é celebrado o Dia do Advogado. A data remete à instituição das duas primeiras faculdades de Direito do país, a do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a de Olinda, no Pernambuco. Em agosto, a Revista Evidência publicou uma seção especial com notícias e curiosidades do segmento. Confira algumas das informações em destaque na edição:
 
Integração das subseções da OAB
As subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da região tm realizado algumas atividades especiais em alusão à data comemorativa. Conforme o presidente da Subseção Gravataí, Marco Coimbra, em conjunto com as unidades de Alvorada e Cachoeirinha foi organizado um curso sobre a Reforma Trabalhista, que ocorreu no início de agosto, no Sindilojas Gravataí. 
 
O Mês do Advogado também incluirá a realização de um baile, planejado pelas subseções de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Gravataí e Viamão. A festa acontecerá no dia 25 de agosto, em Cachoeirinha, visto que serão celebrados na ocasião os 30 anos desta subseção. 
 
Conselheiros
A Ordem dos Advogados do Brasil tem conselheiros nas subseções e a nível estadual e federal. A função deles é julgar processos disciplinares em sede de recurso, bem como deliberar sobre assuntos relacionados à OAB, em distintas áreas. Há ainda circunstâncias nas quais eles são chamados para auxiliar o Conselho Federal na tomada de decisões sobre questões de relevância jurídica nacional.
 
*Conselheiros da Subseção Gravataí – Ana Lúcia de Souza Gonzalves (também é secretária-geral da subseção), Ângela Aguiar Sarmento, João Carlos Silva de Jesus, Josoé Ribeiro Vieira, Lauro Feller, Luiz Alcides Santos da Silva, Márcio Lopes Rodrigues, Mérith de Deus Bitencourt, Riani Bolfoni (secretária-geral adjunta), Rita de Cássia de Barros Pacheco Ramos, Roberta Campos da Fonseca Gusso, Sílvio Luiz Ávila da Silva (vice-presidente), Tairone Zubiaurre Demtzuk (tesoureiro).
 
*Representantes de Gravataí no Conselho Estadual e Federal – Diego da Veiga Lima e Nelson Schonardie representam o município no Conselho Estadual. Antônio César Peres da Silva, que reside e tem escritório na cidade, também é conselheiro estadual e representa Porto Alegre na Comissão Especial de Estudo de Direito Penal, vinculada ao Conselho Federal. O advogado Hércules Perrone Ramão é membro da Comissão Nacional de Relações Institucionais.
 
*Gravataí também conta com representantes no Tribunal de Ética e Disciplina. No órgão, atuam os juízes Roberto Bastiani, Lisane Warth e Stefano Fonseca Barbosa.
 
Quarenta anos de carreira
A advogada Lídia da Veiga Lima está completando 40 anos de carreira. Com uma história marcada por empenho e superação, a profissional celebra a data com a certeza de que todo o esforço implicou na credibilidade adquirida pelo escritório Da Veiga Lima, que fará 20 anos em setembro. A empresa, com matriz no Centro e uma filial em Cachoeirinha, obteve este ano o Selo Referência Nacional em Advocacia & Justiça. A certificação foi concedida pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (Ancec).
 
Foto - A figura mitológica de Têmis, que personifica a Justiça, e a balança, que representa o equilíbrio das partes, estão entre os principais símbolos ligados à advocacia. Crédito: Divulgação
 
comentários (0) faça seu comentário

- nenhum comentário foi encontrado para esta notícia.