NOTÍCIAS

Marco Alba indica prioridades e novas medidas na gestão

Redução de secretarias municipais, de 23 para 19, é uma das propostas do governo

Na véspera da posse como prefeito de Gravataí, Marco Alba apresentou para a imprensa local algumas das mudanças previstas na administração. Na coletiva, realizada na tarde desta quinta-feira (6/4), no Hotel Radar, o chefe do Executivo destacou que ações e projetos exitosos no primeiro mandato terão continuidade, porém alterações também serão feitas com o intuito de aprimorar a gestão, qualificar o trabalho. Segundo Marco Alba, o governo permanecerá primando pela transparência e austeridade fiscal. Neste sentido, uma das medidas anunciadas foi a redução de secretarias. Pelo projeto, que será encaminhado à Câmara de Vereadores na próxima semana, o município diminuirá de 23 para 19 o número de pastas.
 
Conforme o prefeito, entre as mudanças está a unificação da pasta de Esporte e Lazer e da Fundação Municipal de Arte e Cultura. Ele também apontou a criação da uma secretaria que aliará Habitação, Saneamento e Projetos Especiais. O chefe do Executivo informou na coletiva que a estimativa de redução na folha de pagamento é de aproximadamente R$ 600 mil por ano.
 
Segurança: anseio da comunidade
 
Marco Alba ressalta que a segurança é uma das maiores preocupações da população e, embora a área não seja de competência direta do município, trabalhos continuarão sendo feitos pela Prefeitura. “A segurança será uma prioridade. Vamos dar a nossa colaboração em respeito à comunidade. A Guarda Municipal foi requalificada, investimos em veículos, de forma colaborativa com a Brigada Militar e a Polícia Civil”, comentou, acrescentando que há um projeto para que a cidade receba mais 41 guardas municipais. Com isso, o efetivo totalizará 240 profissionais. Na ocasião, o prefeito salientou ainda que, nos próximos seis meses, 62 câmeras de videomonitoramento serão instaladas em Gravataí, sendo 22 delas com o sistema de reconhecimento facial.
 
Saúde e educação
 
Outras áreas de interesse da população, como a saúde e a educação, também foram temas abordados na coletiva de imprensa. O prefeito salientou melhorias nas escolas, como a colocação de grades, regularização de prédios com o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio e distribuição de uniformes, reafirmando que a meta é continuar qualificando o segmento. Na saúde, ele enfatizou o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento 24h, na Cohab C, e a construção de outra estrutura na região das Moradas do Vale. A administração acredita que a segunda UPA de Gravataí seja concluída até março de 2018. Marco Alba lembrou ainda investimentos realizados nos últimos anos, que ampliaram a cobertura da Estratégia de Saúde de Família de 25% para 55%. “Agora, queremos chegar a 85%”, frisou. Outro compromisso da nova administração, referido no evento, será a busca por mais investimentos em infraestrutura. 
 
Secretariado
 
De acordo com o prefeito, a maior parte do secretariado deve permanecer na gestão. Alguns nomes já foram confirmados nesta quinta-feira, entre os quais: Luiz Zaffalon (Habitação, Saneamento e Projetos Especiais), Fernanda Fraga (Cultura, Esporte e Lazer), Sônia Oliveira (Educação), Tanrac Saldanha (Família, Cidadania e Assistência Social), Davi Keller Severgnini (Fazenda), Alexsandro Lima Vieira (Administração) e Jean Torman (Procuradoria Geral do Município).
 
Foto 1 – Prefeito Marco Alba entre o vice Áureo Tedesco, o secretário da Fazenda, Davi Keller Severgnini, o procurador geral do município, Jean Torman, e o titular da Administração, Alexsandro Lima Vieira.
Foto 2 – Chefe do Executivo foi eleito no pleito suplementar de 12 de março.
Crédito: Revista Evidência
 
comentários (0) faça seu comentário

- nenhum comentário foi encontrado para esta notícia.