NOTÍCIAS

Aos pais, verdadeiros super-heróis, gratidão pelos ensinamentos

Confira a matéria especial de Dia dos Pais, publicada na edição de agosto da Revista Evidência

Um “muito obrigado” não parece suficiente para agradecermos tudo o que os pais fizeram e ainda fazem por nós. Afinal, quais as palavras mais adequadas para retribuir tanto carinho e amor, horas sem dormir, apoio em momentos difíceis, conselhos, ensinamentos diários? Neste Dia dos Pais, mais do que verbalizar tudo isso, vamos demonstrar nosso afeto! Que não faltem abraços, beijos e mimos àqueles que são verdadeiros super-heróis.
 
Os maiores tesouros de um homem
“Ser pai é uma dádiva”. A afirmação é do publicitário Márcio Pereira Machado (35), que tem dois filhos, Arthur (5) e a pequena Aurora, que nasceu há algumas semanas. Ele afirma que a família é tudo em sua vida e ser pai requer muito mais do que registrar uma criança. É preciso acompanhar o crescimento, auxiliar sempre. “Amo participar de cada momento deles. Não existe palavra no dicionário para descrever o que sinto por eles”, salienta. Dizem que o filho mais velho do publicitário é uma cópia dele. “Orgulhoso, confesso que concordo. Até mesmo na personalidade, gosto por filmes, esportes e animais. Ele é muito inteligente e me surpreende a cada dia com suas frases encantadoras e carinho com todos da família. A Aurora é uma princesa e como tal me encantou”, comenta. Márcio relata que deseja ensinar os filhos a amarem a família e a Deus, serem honestos e respeitosos, acima de tudo. “Não quero que meus filhos sejam perfeitos. Quero que eles sejam felizes e se tornem pessoas melhores do que eu”, garante.
 
LEGENDA: Para Márcio, é importante participar de todos os momentos do crescimento de Arthur e Aurora (foto 1).
 
Os ensinamentos de um centenário
Criar cinco filhas, ensinando-as a serem corretas, justas e sempre optarem pelo caminho do bem, com certeza não foi uma tarefa fácil para Pedro Marques, que celebrou 100 anos em 23 de julho. Mas ele soube desempenhar o papel de pai com esmero, segundo as filhas. Pai de Vera (73), Isabel (72), Rosa (71), Lúcia (63) e Ana Luiza (59), o centenário também é tido como um exemplo pelos 12 netos e 19 bisnetos. “Ele sempre foi muito carinhoso e amoroso. Todos os momentos que passo ao seu lado são marcantes. Ele nos ensinou a fazer o bem sempre para que o bem volte para nós”, ressalta Isabel.
 
LEGENDA: Ana, Vera e Isabel com o pai, Pedro Marques (foto 2).
 
Uma referência para João Pedro
Quando o filho diz que almeja ser igual ao pai, este tem razões de sobra para comemorar, pois isso é sinal de que a criança o enxerga como uma referência, um exemplo a ser seguido. Cristiano Dias de Matos Luz (40) tem esse motivo para celebrar. O filho, João Pedro (9) se espelha muito nele. “Eu adoro ir no hospital com o meu pai. Quando eu crescer, vou ser médico igual a ele”, comenta o menino. O garoto demonstra muita admiração por Cristiano, que está sempre cuidando de todo mundo. “Ele resolve todos os problemas sempre. E ele quer que eu faça as coisas do jeito certo. Pedir com licença, dizer muito obrigado, pedir desculpas, dizer eu te amo, essas coisas eu aprendo com o meu pai”, indica. No dia a dia, João Pedro adora quando conseguem se divertir juntos. “Andamos de bicicleta quase todos os dias. Nessas férias fomos esquiar, eu tive medo, mas ele disse: vai João, eu estou aqui! Também adoro quando ele faz surpresa e me leva no colégio”, relata.
 
LEGENDA: João Pedro quer seguir os bons exemplos de Cristiano (foto 3).
 
Companheiros de diversão e torcida pelo Grêmio
Rodrigo Cavalheiro (34) já ensinou muitas coisas aos três filhos, os gêmeos Eduardo e Matheus, de sete anos, e Joaquim, de cinco. Orientou os pequenos a serem obedientes, valorizarem a família, respeitarem a todos, perderem o medo em algumas circunstâncias e mais: torcerem pelo Grêmio. “Gosto que ele me leve na Arena”, conta o caçula. “Ele me ensinou a amar o Grêmio”, acrescenta Matheus. Os meninos adoram sair com o pai. Eduardo destaca que é muito bom ir ao cinema com Rodrigo e que uma das atividades mais legais que fizeram juntos foi andar de kart. Para os garotos, o pai é uma excelente companhia. “É divertido ser filho dele. Ele é engraçado e me dá um abraço bem gostoso”, argumenta o mais novo. “Ele é muito atencioso e me ensina o que é certo ou errado”, diz Matheus. Quanto à aparência e à personalidade, pai e filhos têm muitas semelhanças. Eduardo alega que tem os cabelos escuros como Rodrigo, enquanto Joaquim herdou um sinal muito parecido na orelha. O outro irmão afirma ser “bravo” como o pai. “Mas sou loiro e ele não”, frisa.
 
LEGENDA: Ir ao estádio é uma diversão para Rodrigo e os filhos (foto 4).
 
Um grande amigo de Gabrielle, Guilherme e João
Eles puxaram alguns traços físicos, mas é no jeito que Gabrielle (14), Guilherme (11) e João (um ano e onze meses) mais se parecem com o pai, o fotógrafo Tiago Raupp da Silva (32). “Creio que em cada um de nós tem um pouquinho dele. Temos o mesmo carisma, cuidado e respeito com o próximo, que certamente é uma das grandes características dele”, afirma a filha mais velha. “Além de pai, ele é um grande amigo, que ri, brinca e paga muitos micos. Ser filho dele é saber que, aconteça o que acontecer, ele sempre vai estar ali te apoiando. Não importa quantas vezes a o mundo lhe dê as costas, ele sempre vai estar ali. Nunca tive dúvidas de que nele poderia confiar”, completa.
 
Segundo Gabrielle, uma das principais lições repassadas por Tiago é de que devemos ter carinho e respeito por cada pessoa que encontramos em nosso caminho. “O maior exemplo que ele nos dá é que devemos cuidar e amar incondicionalmente todas aquelas pessoas que nos transformaram em quem somos. Amar e viver o hoje, porque o amanhã é incerto. Ele é um profissional exemplar, o melhor pai e amigo que alguém pode ter”, salienta a jovem.
 
LEGENDA: Para os filhos, Tiago é um pai companheiro, sempre disposto a ajudá-los (foto 5). 
 
Um porto seguro e a melhor companhia
Honestidade e sinceridade são apenas alguns dos valores que Luis Fernando Goldani (38) passou para a filha, Nathalie (17). A jovem ressalta que é muito grata ao pai por tudo o que ele já fez. “Nossa história teve alguns percalços. Perdi minha mãe muito cedo e desde esse momento ele virou meu porto seguro, meu amparo e refúgio. Ele foi, durante todos esses anos, um herói. Depois de uma rotina de trabalho cansativa, ele chegava em casa com um sorriso no rosto, fazia os serviços domésticos, brincava comigo e me orientava; todos os dias. Ele doou a vida dele para ser o melhor pai, o melhor amigo e o melhor companheiro”, destaca.
 
Conforme Nathalie, não há ninguém que a faça se sentir tão bem quanto o pai. A dupla tem gostos parecidos e adora viajar, ir ao cinema, visitar lugares com bons cafés e comida caseira. “Creio que um dos momentos mais marcantes para mim foi quando ele pegou o microfone do cerimonialista na minha festa de 15 anos e falou sobre a nossa história, na frente de quase trezentas pessoas. Aquelas palavras nunca sairão do meu coração”, diz.
 
LEGENDA: Luis Fernando é descrito como um herói por Nathalie (foto 6).
 
Parceria para todas as horas
As irmãs Jamila (16) e Nurya (7) sabem que o pai, o empresário Yasser Abu Gazali (45), estará sempre por perto para cuidar e dar apoio. A caçula revela que o pai é maravilhoso e a acompanha em todos os momentos. “Meu pai é um parceiro, amigo e companheiro”, alega. Valorizar a família, respeitar o próximo, ser honesto e leal são apontados pela menina como os maiores ensinamentos de Yasser. Jamila compartilha o pensamento e acrescenta que tem muitas semelhanças com o pai. “Temos vários aspectos em comum. Fisicamente somos parecidos. Gostamos do mesmo tipo de comida, nossa diversão é com aventura e, quanto ao temperamento, somos teimosos e muito persistentes”, admite. A adolescente conta que o pai é ótima companhia sempre. Eles adoram ir aos jogos do Internacional. Jamila também recorda que Yasser a levou a um show de Luan Santana, seu ídolo. “Tinha apenas oito anos. Como sempre, ele me apoiou, fez cartaz e gritou junto comigo”, lembra.
 
LEGENDA: Yasser com a esposa, Daniela, e as filhas, Jamila e Nurya (foto 7).
 
Créditos: Fotos Arquivo Pessoal
 
comentários (0) faça seu comentário

- nenhum comentário foi encontrado para esta notícia.