ARTIGOS

Guia e Viagem

Marrocos: singular e repleto de belezas
Um país situado no norte da África, banhado pelo Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo e que além de paisagens no litoral, apresenta deserto e regiões montanhosas. Assim é o Marrocos, uma terra rica em cultura e repleta de lugares interessantes, que atraem turistas de todo o mundo. Para os brasileiros, o destino ganhou popularidade após a exibição da novela O Clone, cuja história teve como cenário e enredo, o território e a cultura marroquina. Para chegar ao país, as principais alternativas são viajar para uma nação européia e de lá fazer uma conexão e a via marítima. Rabat é a capital do Marrocos, que tem como as cidades mais famosas Marrakesh, Casablanca e Fez. 
 
Em Rabat, está situada a residência oficial do Rei Mohamed VI (Palácio Real), na qual algumas áreas são abertas para a visitação. Embora o local chame à atenção de muitos turistas, a cidade não é considerada tão badalada quanto Marrakesh, onde há várias edificações luxuosas. A arquitetura é um grande atrativo deste local, assim como Museu de Marrakesh e o souq, um mercado popular onde se encontra diversos itens, como temperos, lenços, tapetes, joias, cerâmicas, entre outros. 
 
Fez é uma das mais antigas cidades marroquinas. Lá, nenhum roteiro deixa de fora passeios pela Medina. O souq possibilita que os visitantes tenham contato com a culinária típica, costumes e produtos artesanais. O lugar abriga várias mesquitas, entre as quais a Karaouine. O curtume é um dos espaços mais procurados pelos turistas, que podem ver o trabalho de tingimento de perto. 
 
O planejamento de uma viagem ao Marrocos também inclui passagens pelo Deserto do Saara, onde percorrer um trajeto de camelo é tradição. Em Casablanca está localizada a Mesquita de Hassan II, uma das maiores do mundo. A propriedade fica à beira-mar e possui um minarete (torre) com 210 metros de altura, além de se destacar pelos detalhes e materiais nobres, como o mármore. 
 
Dados sobre o país
Localização: Norte da África
Extensão territorial: 446.550 quilômetros quadrados
Capital: Rabat
População: 34.377.511 habitantes
Idioma: Árabe
Moeda: Dirham
 
Fontes: Dados do IBGE/Países, CVC e Abril
 
Um lugar que vale a pena conhecer
“Tudo valeu a pena. Gostei e recomendo a viagem”, ressalta a advogada Lídia da Veiga Lima (65) sobre os oito dias que ficou no Marrocos. Através de uma excursão, que reuniu brasileiros de várias regiões, a profissional conheceu algumas cidades, como Casablanca, Fez e Marrakesh. Ela conta que o país apresenta muitos contrastes, o que tornou cada passeio especial. Durante a estada, um dos aspectos que chamou à atenção do grupo foi a predominância dos tons de ocre nos imóveis. Segundo Lídia, a comida é de boa qualidade e nos hotéis são servidos excelentes cafés da manhã. “Quase não se encontra bebida alcoólica, só muito chá”, comenta.
 
O roteiro começou por Casablanca, que ganhou notoriedade após o filme homônimo – embora este tenha sido gravado em Hollywood. A cidade abriga a Mesquita Hassan II, que é um dos mais famosos cartões-postais do país. Na passagem por Fez, a advogada conheceu a Medina. “É um verdadeiro labirinto, com mais de 1900 ruelas.” Os turistas visitaram também o Deserto do Saara. Na região, além de lindos oásis, plantações de tâmaras e oliveiras, ela andou de camelo e pôde conhecer Ouarzazate, cidade na qual estão instalados estúdios cinematográficos. A viagem incluiu ainda passeios por Marrakesh, lugar descrito como lindo. No local, encontra-se de tudo no mercado, inclusive os encantadores de serpentes.
 
 

comentários (0) faça seu comentário

- nenhum comentário foi encontrado para esta notícia.