ARTIGOS

Capa

No mundo de Dandara, o importante é respeitar seu jeito
“O importante é ser você”. Uma frase da música Máscara, da cantora Pitty, é apontada como uma das citações prediletas de Dandara da Cruz Ennes (27), idealizadora de uma marca de camisetas e acessórios que surgiu com o intuito de exaltar a beleza e o orgulho da mulher negra. A gravataiense, formada em Administração, dedica-se aos ofícios de designer e modelo, além de trabalhar com Arte, visto que desenha e pinta as peças que produz. “Com o meu trabalho, quero passar mensagens de autoestima, representatividade e amor. E quando falo em amor, é amor próprio, amor pelos outros, respeito ao diferente, amor pelo meio ambiente. Cada pessoa é especial do seu jeito e deve se orgulhar disso.”
 
A Dandara Moda e Arte surgiu em 2015, após a conclusão da faculdade. A jovem recorda que enquanto buscava emprego na área de formação, resolveu apostar em alguma atividade que a possibilitasse desenhar, uma paixão que nasceu na infância. Produziu então quatro camisetas e as divulgou em redes sociais. A receptividade foi excelente e logo foi ampliado o leque de produtos, que hoje inclui itens como brincos, colares, pulseiras, quadros, cadernos e bolsas. Parte das produções é inspirada na mulher negra, por isso entre as peças confeccionadas que fazem sucesso com o público estão roupas que apresentam imagens e dizeres como “crespo é lindo” e “eu amo cachos”. “Todas as camisetas tinham uma negra desenhada, com cabelos crespos ou cacheados, turbantes e traços marcantes, acompanhadas de dizeres. Sentia que isso era algo que devia ser exaltado, então fui lá e fiz. Mas, aos poucos, agreguei outros produtos à marca, pois gosto de estar sempre inventando algo novo”, comenta a designer, que faz um curso online de Produção de Moda para aperfeiçoar o trabalho.
 
As peças criadas pela administradora são expostas no Facebook e Instagram, além do Atelier Tom de Pela, na Morada do Vale I, e mostras pelo estado. “Já fiz feiras em Caxias do Sul, São Leopoldo, Canoas, Novo Hamburgo, Cachoeirinha e Porto Alegre. E já enviei camisetas e brincos pra São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e algumas cidades da Serra Gaúcha.” Dandara também desfila, faz comerciais e fotos para publicidade. “Gosto desse trabalho, porque sempre é algo diferente, um personagem novo, uma situação nova. Isso torna tudo muito desafiador”, afirma a bela, que está na Agência Up Models.
 
Confiante em si mesma
“O primeiro passo para ser bonita é se achar bonita”, destaca a designer, que acredita que as pessoas deveriam ser mais confiantes e se importar menos com a opinião dos outros. “Tudo o que faço tem a ver com o que sinto e não com o que os outros podem pensar. Quando estou usando tranças coloridas, por exemplo, algumas gurias dizem que acham lindas e gostariam de ter coragem para usá-las. Acho isso um pouco engraçado, mas entendo que acontece porque chama à atenção e gera críticas tanto positivas quanto negativas. Eu consigo lidar bem com as duas situações e tento incentivar às pessoas a serem assim também.” Dandara acredita que se preocupar com o que dizem e pensam a nosso respeito é perda de tempo. “A vida é uma só, então temos que fazer aquilo que gostamos e correr atrás de nossos sonhos, e gostar das pessoas pelo que elas são e não pelo que elas têm”, frisa a gravataiense, que se descreve como ansiosa, bem-humorada e dedicada. 
 
As melhores amigas
Filha única, Dandara reside com a mãe, Maria Margarete da Cruz, com a qual passa bastante tempo e se diverte muito. “Ela é minha melhor amiga. É uma pessoa muito engraçada, uma mulher forte e que não mede esforços para me ver feliz. Nós adoramos sair juntas”, relata. A madrinha, Ondina Porto da Cruz, é outra parceira. “Adoramos passear no shopping ou ir ao cinema.” Entre as atividades favoritas da administradora estão os encontros “Desenhando Juntos”, nos quais artistas se reúnem para confraternização e troca de conhecimentos em Porto Alegre. A próxima reunião está prevista para 18 de fevereiro, na Praça Júlio Mesquita, em frente ao Gasômetro.
 

comentários (0) faça seu comentário

- nenhum comentário foi encontrado para esta notícia.