ARTIGOS

Solidariedade

A missão de alguns anjos nas estradas
A oportunidade de ajudar outras pessoas, assim como ganhar experiência e conhecimento são as principais razões que levam dezenas de profissionais a dedicar parte do seu tempo como voluntários da Associação de Resgate Metropolitano Anjos do Asfalto, que presta atendimento pré-hospitalar em Gravataí e Cachoeirinha. Roselaine Kaller (45) tornou-se socorrista após um de seus filhos ficar doente. Quis retribuir o auxílio que o menino recebeu e conta que a maior motivação para o trabalho é saber que pode auxiliar a aliviar a dor de uma pessoa. A técnica de enfermagem Rita Coruja (49) viu no grupo uma chance de ajudar quem precisa e aperfeiçoar os conhecimentos. Os mesmos motivos levaram o acadêmico de Enfermagem Fábio Pires (26) e a estudante de Fisioterapia Natasha Peluffo (26) a tornarem-se membros da família Anjos do Asfalto.
 
Segundo o presidente do grupo de resgate, o técnico de Segurança do Trabalho Uilson Guilherme Machado (38), atualmente são aproximadamente 60 integrantes ativos nas atividades, cujos plantões iniciam às 19h de sexta-feira e seguem até às 7h de segunda. Para o atendimento, os socorristas dispõem de três veículos, sendo duas ambulâncias e um carro de apoio. Dois dos automóveis foram doados, um pelo Rotary Club Cachoerinha e outro pela Souza Cruz. Um dos objetivos para 2018 é adquirir mais um carro. Outra meta para esse ano é o término do pavilhão construído junto à sede, no bairro Vera Cruz. O espaço servirá como garagem, sala para treinamentos e reuniões com outras entidades, além de alojamento, em caso de acontecimentos que impliquem nesta necessidade. No ano passado, os Anjos do Asfalto inauguraram novas instalações na Rua Santo Antônio, 260, passando a utilizar a construção antiga como almoxarifado. 
 
O curso de atendimento pré-hospitalar é requisito para fazer parte do grupo. É preciso também ser maior de 18 anos e, principalmente, ter muita vontade de colaborar com a comunidade, conforme Guilherme. Ele aponta que anualmente têm sido promovidas de duas a três formações.  Manter essa quantia de treinamentos é a intenção. O primeiro curso deste ano está previsto para março. A exemplo das edições anteriores, serão cerca de 40 vagas abertas, mas a lista de espera já é grande. De acordo com o vice-presidente da associação, Rafael Oliveira (24), os voluntários também realizam ações como palestras, blitz educativa, além de auxiliar em eventos, como campanhas de doação de sangue. A principal proposta do trabalho preventivo é a redução de ocorrências, sobretudo no trânsito, que aumentam nesta época. Ele destaca que sábado à noite ocorrem em torno de seis chamadas, sendo a maioria referente a acidentes que envolvem motociclistas. No verão, o número de ocorrências numa única noite fica entre oito e onze. 
 
As principais recomendações dos socorristas durante as campanhas de prevenção aos acidentes de trânsito são o uso de cinto de segurança, responsabilidade e atenção ao volante, sendo feito o alerta para que os condutores não consumam álcool ou drogas ou se distraiam com a utilização do celular. O acionamento correto do socorro é outra coisa importante. Rafael relata que muitas pessoas ligam para pedir auxílio, mas não conseguem expor com clareza o lugar da ocorrência. Outro aspecto importante é sinalizar bem o local para que outro acidente não aconteça. Recomenda-se também que as pessoas não mexam nas vítimas, esperando que a equipe treinada preste o atendimento.
 
Doações 
Por se tratar de um grupo de resgate voluntário, os Anjos do Asfalto contam com a colaboração da sociedade. Doações de materiais para o atendimento, tais como luvas, gazes, e contribuições para as despesas, como combustível, são bem-vindas. As mesmas podem ser feitas através do Banco Bradesco, agência 1714, conta corrente 100011-0, CNPJ 07.223.090/0001-29. O telefone para emergências é 3421-1999.
 
Diretoria atual
Presidente: Uilson Guilherme Machado
Vice-presidente: Rafael Oliveira
1º tesoureiro: Douglas Pivetta
2ª tesoureira: Roselaine Kaller
1º secretário: Adriano Oliveira
2° secretário: Cristiano Constante 
 

comentários (0) faça seu comentário

- nenhum comentário foi encontrado para esta notícia.